terça-feira, 9 de agosto de 2016

Enquanto Cuba multiplica controles e exigências, médicos cubanos deixam o Brasil

Médicos cubanos chegam ao Brasil e Havana exige mais dinheiro. Foto: Erasmo Salomão Ministério da Saúde.
Médicos cubanos chegam ao Brasil e Havana exige mais dinheiro.
Foto: Erasmo Salomão Ministério da Saúde.
Luis Dufaur
Escritor, jornalista,
conferencista de
política internacional,
sócio do IPCO,
webmaster de
diversos blogs




Médicos cubanos retornaram a Cuba por exigência de seu governo, deixando abertas 1.200 vagas no programa “Mais Médicos” e causando graves transtornos à medicina pública brasileira, escreveu “El País”.

O contingente de 1.200 médicos representa pouco mais de 10% das 11.400 vagas de cubanos no referido programa, que conta com 18.200 profissionais.

A causa da saída dos cubanos foi por não terem sido aprovados no curso de especialização em saúde da família, feito em parceria com universidades locais, afirmou o Ministério da Saúde.

Acontece que os médicos aprovados receberiam uma bolsa de 10.000 reais, mas ficariam apenas com 2.700, sendo o restante do dinheiro repassado ao governo de Cuba, numa clara exploração trabalhista.



Cuba está enviando novos candidatos para preencher pelo menos a metade das vagas abertas. Num acúmulo de exigências, a ditadura comunista de Raul Castro ainda reclamou um reajuste no valor da bolsa para enviar novos profissionais.

O caso complicou ainda mais quando o governo castrista decidiu que não renovará a permanência dos médicos que completarem três anos no programa, o que começa a acontecer neste mês de agosto.

Dilma Rousseff havia editado uma Medida Provisória estendendo por mais três anos a autorização para que os cubanos pudessem exercer a profissão sem a Revalida, uma prova de validação do diploma obtido no exterior.

O plano petista não estimulou os profissionais brasileiros a irem para lugares mais pobres, deixando vagas abertas para entrada dos cubanos e o financiamento sub-reptício da ditadura comunista dos irmãos Castro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo comentário. Este blog se reserva o direito de moderação dos comentários de acordo com sua idoneidade e teor. Este blog não faz seus necessariamente os comentários e opiniões dos comentaristas. Não serão publicados comentários que contenham linguagem vulgar ou desrespeitosa.